Conheça os 4 tipos diferentes de sustentabilidade
- Martina Domingues
- 21 de dez. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 21 de dez. de 2024

Segundo a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas, desenvolvimento sustentável é aquele capaz de suprir as necessidades dos seres humanos da atualidade, sem comprometer a capacidade do planeta para atender as futuras gerações. É possível subdividir esse conceito mais amplo em quatro tipos de sustentabilidade: a ambiental/ecológica, a empresarial, a social e a econômica.
Por ser um conceito bastante amplo e interferir em várias áreas da sociedade, foi preciso subdividir a sustentabilidade em quatro tipos diferentes. Nós podemos aplicar cada um deles no nosso dia a dia, de forma a contribuir com um meio ambiente mais saudável. Afinal, preservação ambiental não se trata apenas de salvar a floresta amazônica. Ela é também sobre de cuidar do que nós mesmos consumimos dentro de casa e do habitat natural de seu próprio bairro. Vamos conferir os quatro tipos diferentes de sustentabilidade.
Sustentabilidade ambiental e ecológica
A sustentabilidade ambiental se trata do uso consciente dos recursos naturais, de modo que eles não se esgotem para as próximas gerações. A redução, por exemplo, do desmatamento, das queimadas e da poluição são primordiais para uma comunidade mais sustentável sob esse aspecto.
Dentro de nossas casas, é possível realizar várias ações que contribuam com a sustentabilidade ambiental e ecológica. Entre elas estão a separação de lixo, reciclagem, redução do consumo e reutilização de materiais são algumas das formas possíveis de se cooperar com a sustentabilidade de sua comunidade.
Sustentabilidade empresarial
Como o próprio nome já diz, esse tipo de sustentabilidade se refere às ações realizadas por empresas. Uma empresa que tenha responsabilidade e valores ambientais e sociais bem estabelecidos tende a ganhar destaque e a ser vista com bons olhos pelos consumidores, principalmente quando divulgam essas ações por meio do chamado marketing verde. Ou seja, ser uma empresa que invista na sustentabilidade traz benefícios não só ao meio ambiente como também ganhos para a própria marca.
Essas empresas podem se adequar ao conceito de sustentabilidade empresarial aderindo, patrocinando ou apoiando programas de preservação, realizando educação ambiental dentro da empresa e entre seus colaboradores. O objetivo é sempre reduzir, reciclar e reutilizar materiais. Isso é possível investindo-se em prédios ecologicamente corretos e inteligentes, entre outras inúmeras ações que podem incluir também a promoção do esporte, da saúde e do bem estar dos funcionários, de suas famílias e da comunidade na qual está inserida.
Mesmo não sendo um empresário, você pode contribuir com isso consumindo produtos e serviços de empresas que têm como cultura a preocupação com o meio ambiente e a qualidade de vida e bem estar das pessoas.
Sustentabilidade social
A sustentabilidade social está ligada a um conjunto de ações que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas. Isso inclui a diminuição da desigualdade social e a garantia de acesso a serviços básicos como saúde e educação, por exemplo. Uma cidade ou país mais igualitário tende a apresentar uma redução da violência e crescimento econômico mais sólido.
Nessa questão, além de contribuirmos com quem precisa doando dinheiro ou mesmo nosso tempo, podemos também ser ativos politicamente cobrando quem nos representa de forma que os serviços públicos melhorem sua qualidade. Afinal, um lugar com oportunidades para todos faz bem para toda a sociedade.
Sustentabilidade econômica
O maior desafio da sustentabilidade econômica é a combinação de desenvolvimento econômico, gerando lucros e empregos, com um conjunto de práticas que visam a redução ou eliminação de produtos ou práticas que agridam ao meio ambiente.
Em outras palavras, ela é fundamentada num modelo de gestão sustentável. Esse tipo de sustentabilidade corresponde à capacidade da sociedade de produzir, distribuir e utilizar as riquezas produzidas. Tem como foco uma distribuição de renda mais justa e se utiliza de meios que preservem os recursos naturais para as próximas gerações.
Fonte: https://greensaopaulo.com.br







Comentários