Vento Sul: conheça o famoso fenômeno metereológico do sul do Brasil
- Martina Domingues
- 31 de dez. de 2024
- 1 min de leitura
Fenômeno é mais comum no inverno, associado a massas de ar frio; Vento Sul de Florianópolis é também retratado na cultura de diversos locais, conhecido por outros nomes, como Minuano e Viração. No Rio Grande do Sul, ele é chamado de Minuano, nome dado em tupi-guarani e que significa Vento Sul. Já na canção Vento Negro, da dupla gaúcha, Cleiton e Kledir, o Vento Sul aparece no refrão e é chamado de “viração”.
Se por um lado ele é o terror dos friorentos, por outro, o Vento Sul de Florianópolis é um dos preferidos dos surfistas, devido à agitação das ondas. Ao mesmo tempo, ele pode representar risco para banhistas e pescadores em pequenas embarcações.

Pela influência da variação linguística da comunidade açoriana na capital catarinense, e também em outras regiões do Sul do Brasil, alguns moradores chamam o fenômeno de ‘Vento Suli’. É um vento forte e frio. Costuma estragar plantações localizadas nas baías norte e sul, pois agita o mar dessas baías respingando nas folhas, “queimando” as pontas das folhagens. Depois de ventar o noroeste, o vento sul segue.







Comentários