Entrevista com Martina Domingues
- Martina Domingues
- 21 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de dez. de 2024
Ela é professora, artista plástica e vereadora suplente pelos Republicanos na cidade de Forianópolis - SC. As suas exposições de arte com reciclagem chamam a atenção do público para temas fundamentais como a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Atuando há mais de cinco anos como professora de educação básica, Martina é defensora da cultura e concedeu ao nosso blog uma entrevista exclusiva, onde fala um pouco sobre a Exposição Natureza e a sua trajetória profissional. Após alguns minutos de bate-papo com Martina, selecionamos alguns trechos da entrevista para compartilhar com vocês. Acompanhem:

Suelen: Há quanto tempo você pinta quadros? Como tudo começou?
Martina: Acho que tudo começou graças à minha mãe, que tem um ateliê e é extremamente talentosa com o crochê... Herdei a criatividade dela. Desde 2019 eu experimento de forma amadora o uso da tinta acrílica nas telas, mas somente em 2024 comecei a realmente produzir uma coleção de obras utilizando a mesma técnica e com um propósito.
Suelen: Por que o nome "Exposição Natureza"? Na sua opinião, Santa Catarina é referência em preservação do meio ambiente?
Martina: As oito obras de arte expõem as cores, as formas e os elementos da natureza, e a finalidade do projeto é despertar nas pessoas a conscientização acerca da preservação do meio ambiente através de projetos de lei e de medidas práticas (coletivas e individuais) no cotidiano dos espaços, como instituições de ensino, empresas ou mesmo nos lares. Santa Catarina foi o estado que mais reduziu o desmatamento da Mata Atlântica entre 2022 e 2023, entretanto, nós ainda temos 54 praias poluídas no estado. Precisamos atuar em prol da sustentabilidade.
Suelen: Qual é a importância da cultura quando o tema é meio ambiente?
Martina: A cultura estabelece uma forte relação com o meio ambiente porque a cultura é a relação do ser humano com o meio. Descartar o lixo no lugar correto, economizar água e praticar o consumo consciente são algumas atitudes que podem ser aplicadas no cotidiano para contribuir com a preservação da natureza.
Suelen: E é verdade que você adora escrever?
Martina: Sim, inclusive, sou formada em Letras - Língua Portuguesa na Universidade Federal de Santa Catarina, e tenho segunda licenciatura na IPEMIG em Artes Visuais. Não me considero fã de literatura ou mesmo da nossa língua, mas gosto bastante de trabalhar como professora e às vezes leio como passatempo, desde pequena.
Suelen: E mudando um pouco o tema, o seu trabalho com a arte tem relação com a política?
Martina: Sim. A arte tem o poder de influenciar as pessoas, os governos e as autoridades, e chama a atenção para determinados temas, situações, conflitos, etc. Através da arte estimulamos o pensamento crítico e a reflexão acerca de diversos assuntos.
Suelen: Obrigada por participar do bate-papo e por compartilhar com a gente um pouco sobre o seu trabalho.
Martina: Eu que agradeço a oportunidade e o espaço no blog de vocês. Muito obrigada!
Confira algumas fotos da exposição:






Acompanhe o trabalho de Martina Domingues nas redes sociais!







Comentários